1 - Na Hora da Compra, Como escolher um motor elétrico para Barco ?
Várias perguntas devem ser respondidas:
- Onde será usado o motor : água salgada ou doce?
Motor marinizado ou não.
- Qual a embarcação e motor de Popa ?
Motores manuais de fixação “Transon” (
cavalete de fixação nas bordas da embarcação
ou no espelho de popa), ou mesmo de fixação de “Suportes
ow” ( aqueles que normalmente acompanham os motores de pedal
a cabo mecânico).
E por falar em motores a pedal, nesta família
encontramos aqueles de pedal eletrônico com ou sem fio (wireless)
e aqueles de pedal a cabo mecânico.
A potência do motor obviamente está diretamente relacionada
ao tamanho da embarcação. Para não cometer
um equívoco, procure um serviço autorizado
pelo menos para se informar corretamente.... infelizmente há muita
interpretação equivocada quanto à escolha
mais apropriada em função dos detalhes acima expostos.
2 - Posso usar o motor
elétrico para Barco em qualquer situação
de pesca?
Sim... O Motor Elétrico para Barco ajuda em qualquer situação
de pesca salvo a de
barranco, onde não teria a menor utilidade.
3 - Posso por o motor
elétrico para Barco na água salgada?
Antigamente (20 anos atrás) só haviam os motores
para água doce, porém
a partir da década de 90 , surgiram os modelos marinizados,
que são os mais indicados para uso em água salgada,
pois normalmente possuem pintura especial além de outros
detalhes como fiação com cobre estanhado, conexões
protegidas, placas seladas, etc...
4 - O motor elétrico para Barco substitui o remo?
Costumamos chamar o motor elétrico por “ Remo Eletrônico “,
e acredito que NENHUM Bom remador supera um motor elétrico
bem adequado à embarcação.
5 - Posso usar bateria
automotiva para alimentar meu motor elétrico?
Sim. O problema é que a Bateria, por não ser apropriada
para esta finalidade, terá sua vida útil bastante
reduzida, além do fato de termos de usar uma Bateria maior
para garantirmos nosso dia de pescaria. Explicando melhor: para
o mesmo motor elétrico, se utilizarmos duas Baterias de
mesma Amperagem porém de aplicações distintas
(automotiva e ciclo profundo), a segunda nos permitirá maior
tempo de uso do motor.
6 - Qual o tipo de bateria
ideal para motores elétricos?
As chamadas de Ciclo Profundo, cuja filosofia de construção
leva em conta o fato de fornecer uma energia média por um
tempo longo, diferente das automotivas, que são projetadas
para fornecer uma energia altíssima, por um período
de tempo muito curto (partida) iniciando sua recarga imediatamente
após este período.
7 - O que é bateria estacionária?
São Baterias construídas para fornecimento de correntes
constantes por longos períodos de descarga o que as tornam
apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks,
sistemas de alarmes e também de motores elétricos.
São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária),
que seria a pior situação para o eletrólito
(solução ácida utilizada dentro das Baterias).
As baterias automotivas, contam com o movimento dos automóveis
para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo
de carga e descarga.
No caso das estacionárias, elas nem
precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores
quanto sua construção.
De baixa ou nenhuma exalação
de gases em seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas
contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças
em relação às baterias automotivas tem vida útil
elevada.
8 - Quantos Amperes a bateria tem que ter para o motor ter uma
boa autonomia?
Depende do tipo de Bateria empregada e da potência do motor,
que é diretamente proporcional ao seu consumo de corrente...
Exemplo: Um motor Elétrico cujo consumo máximo é de
50 Amperes
(+ ou – 50 Lbs) , usando uma Bateria Ciclo Profundo de 90
Ah, na velocidade máxima, sua autonomia será ao redor
de 1,53 horas [ (90 x .85) / 50].
9 - A bateria dura quantas horas?
O cálculo aproximado é: Energia da Bateria (Ah) x
.85 dividido pela corrente máxima de consumo do motor.
10 - Qualquer carregador
de baterias serve para carregar a bateria do motor elétrico?
A vida útil de uma Bateria é diretamente proporcional
aos ciclos de carga e descarga da mesma; por esta razão é que
devemos sempre utilizar a Bateria apropriada para seu uso (ciclo
de descarga correto) e um carregador de qualidade
(ciclo de carga correto) para que se evite principalmente a chamada
Sobrecarga.
Costumamos dizer que o primeiro investimento deve ser feito no
carregador de qualidade (no mínimo inteligente para evitar
sobrecarga e preferencialmente bivolt
com proteção contra curto circuito e inversão
de polaridade, o que se traduz em praticidade e segurança).
Por tais motivos, devemos escolher muito bem nosso carregador.
11 - Qual carregador
de baterias é o melhor? O que recarrega
rápido ou lento? Por quê?
O melhor carregador é aquele que fornece no tempo certo
a energia necessária para tornar a Bateria Plena de Carga.,
ou seja um carregador Inteligente, que deverá respeitar
o ciclo de carga da Bateria.
12 - Existe alguma manutenção para fazer no motor
elétrico para Barco?
O ideal é que a cada 6 meses (dependendo do uso do mesmo)
se faça uma revisão. O ditado “melhor prevenir
que remediar” se aplica muito bem aos cuidados com nosso
Equipamento.
Manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos.
No dia a dia, devemos sempre lavar nosso motor com água
doce após cada pescaria e após ter sido seco vale
a pena aplicar uma camada fina de Silicone Spray, que ajudará a
proteger não só a pintura como também as partes
de metais expostos.
Não recomendamos de maneira alguma o uso de WDs.
Nunca se deve jogar água com pressão na cabeça
do motor, pois esta água poderá descer pela haste
e se alojar dentro da unidade de potência do motor (tbm chamada
de torpedo) e causar sérios estragos. Na cabeça do
motor apenas um pano umedecido deve ser passado.
Devemos sempre
manter limpas as garras ou terminais de conexão à Bateria,
observando sempre se a junção com o fio está bem
feita (de preferência deve estar soldado) e livre de oxidação.
Periodicamente (ou após enroscar em linhas ou grandes quantidades
de vegetação) tirar o hélice observando se
o eixo está livre de qualquer coisa que possa comprometer
o rendimento do motor (linha, mato, plástico, etc).
Realizar esta operação com atenção
para não perder o pino do hélice.
13 - O que significam
as libras em um motor elétrico para Barco?
Quando os Motores Elétricos para Barcos foram lançados comercialmente,
com a finalidade de evitar-se comparativos depreciativos com Horse Power (HP), os
fabricantes convencionaram a utilização da unidade
Libras Thrust que é uma medida de força.
Não há uma relação direta entre Libras
Thrust e HP, mas a partir da” Wattagem”
de um motor (Tensão de alimentação x Corrente
de consumo) dividido por 746, encontramos um valor aproximado em
HP.
Exemplo: Alimentação: 12 Volts Corrente de consumo
55 Amperes
55 x 12 = 0,88 HP
746
14 - Alguma dica para
quem tem ou usa o motor elétrico para barcos?
Procure sempre um serviço autorizado para tirar qualquer
dúvida sobre uso ou mesmo escolha do motor mais apropriado;
verifique sempre se a marca do motor escolhido tem assistência
técnica autorizada, informe-se sobre os detalhes de garantia;
procure sempre usar os equipamentos adequados, pois sua briga deve
ser com o peixe e não com o equipamento.
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